Projeto MaCLinC: Matemática, Computação, Linguística e Cérebro

Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro (MaCLinC) é um Projeto USP desenvolvido pelo Numec.

Um dos maiores e mais urgentes desafios da comunidade científica do século 21 é processar, modelar e explicar a enorme massa dos dados produzidos nos laboratórios de pesquisa. Para isso são necessárias novas ideias e o desenvolvimento de novas estruturas matemáticas. O objetivo do Projeto-USP "Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro" (MaCLinC) é alcançar uma compreensão teórica profunda de fenômenos centrais em linguística e em neurociência, através do desenvolvimento de novos modelos e resultados matemáticos.

A escolha da linguística apoia-se em mais de 20 anos de experiência que fez do Numec um grupo internacionalmente reconhecido na modelagem matemática da aquisição e mudança linguística. Apoia-se também na existência do Corpus Histórico do Português Anotado Tycho Brahe.

A neurociência é atualmente um campo em rápido desenvolvimento com uma clara necessidade de uma nova e original modelagem matemática. O campo é caracterizado por uma grande variedade de fenômenos envolvendo escalas muito diferentes e padrões de interação complexos. Essas características implicam que um tratamento eficiente dos dados e fenômenos passa necessariamente pela modelagem estocástica.

Os modelos matemáticos e ferramentas já desenvolvidos por nossa equipe para o estudo de fenômenos linguísticos são candidatos naturais também para a análise de dados em neurociência. Com efeito, tanto os modelos linguísticos, quanto os modelos em neurociência são baseados em medidas de probabilidade definidas em grafos. No primeiro caso esses grafos são árvores de contextos representando dependências linguísticas. No segundo caso os modelos envolvem grafos mais complexos que descrevem a interação dos neurônios ou grupos de neurônios.Os resultados da equipe na área de seleção de modelos - tanto para modelos descritos por árvores de contextos, quanto para campos aleatórios apoiados em grafos de interação - oferecem uma base natural para futuros desenvolvimentos nessas áreas.

Linguística e neurociência são as principais aplicações que guiam a atividade matemática do projeto. Contudo, os conceitos, ferramentas e quadros teóricos desenvolvidos durante a pesquisa nessas áreas deverão ter aplicação muito mais ampla. De maneira geral, devem ser úteis para estudar outros tipos de sistemas de grande porte com interações de alcance variável no espaço e no tempo. O projeto MaCLinC tem por missão acolher colaborações de grupos interessados nesta linha de pesquisa.

 

Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade - Projeto Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro (Numec-MaCLinC)
Numec-MaCLinC
Rua do Matão, 1010
São Paulo, SP
CEP 05508-090
Mapa do Site

Mapa do Site

Acessar


Esqueceu sua senha?
Novo usuário?